segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sudão a caminho da Paz?


Êxito de acordo de paz no Sudão exige esforços redobrados de todos


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, aproveitou o quinto aniversário do acordo que pôs termo a mais de 20 anos de guerra civil no Sudão para exortar as partes a redobrarem os esforços a favor da reconciliação e da conclusão com êxito das questões pendentes.
O Acordo de Paz Global (APG), assinado pelos separatistas do Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLA), do Sul, e o Governo nacional, do Norte, pôs fim a uma das guerras civis mais sangrentas de África, durante a qual pelos menos 2 milhões de pessoas foram mortas, 4 milhões foram desenraizadas e 600 0000 fugiram para outros países.
“Durante os últimos cinco anos, realizaram-se progressos consideráveis em matéria de aplicação do APG e do reforço da relação entre as duas partes no acordo”, diz Ban Ki-moon, numa declaração emitida pelo seu Porta-voz.
“Contudo, o último ano do APG constituirá um enorme desafio, especialmente numa altura em que as partes se preparam para as eleições e para o exercício do direito à autodeterminação pelo Sul do Sudão”, acrescenta.
Afirma ainda que esses desafios exigem que as partes criem urgentemente o quadro jurídico, político e institucional necessário para a realização de eleições, referendos e consultas populares livres, justos e credíveis. É também importante que mantenham conversações de fundo sobre o pós- referendo, independentemente dos resultados do referendo.
“O que é ainda mais essencial é que as partes desenvolvam esforços a favor da reconciliação”, diz a declaração.
“O povo do Sudão assistiu às consequências terríveis da guerra e esperou mais de 20 anos pelos benefícios da paz. Para que o APG traga essa paz, será necessário um empenhamento muito mais forte das partes, com o apoio da comunidade internacional”.
Num relatório publicado em Outubro passado, Ban Ki-moon afirmou que a relação entre os signatários do APG é crucial para a sua aplicação. “O Acordo deve ser aplicado no espírito e na letra, para que o imenso trabalho realizado seja sustentável”, sublinhou.
Na declaração de hoje, Ban Ki-moon diz que o apoio à aplicação com êxito do APG é uma das grandes prioridades da ONU, este ano, e que a Organização trabalhará em estreita cooperação com todos os actores para ajudar as partes a cumprirem os compromissos assumidos no Acordo.
(Baseado numa notícia divulgada pelo Centro de Notícias da ONU a 9/01/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário