quarta-feira, 21 de julho de 2010

Festival Jota solidário com Darfur


“Beat for Peace” transmitido durante festival de Música em Paredes de Coura

Vídeo reúne participações de bateristas dos Pink Floyd, Police, Radiohead, entre outros


Lisboa, 21 de Julho - A Plataforma portuguesa Por Darfur (http://www.pordarfur.org/) associa-se ao Festival Jota de Paredes de Coura numa acção de sensibilização para o drama da população desta região sudanesa.

No recinto do Festival será exibido nos dias 23, 24 e 25 de Julho o vídeo "Uma batida pela paz" numa iniciativa da Plataforma por Darfur.

O vídeo, “Uma batida pela paz” (www.youtube.com/watch?v=jKH_u8zIMxI), integra-se na campanha internacional “Sudão 365" e conta com a participação dos bateristas Caroline Corr (The Corrs), Nick Mason (Pink Floyd), Stewart Copeland (Police), Phil Selway (Radiohead), Richard Jupp (Elbow) e Jonny Quinn (Snow Patrol).

O objectivo da campanha é mobilizar a comunidade internacional, nos próximos meses, e despertar os actores políticos e sociais para a pressão pela manutenção da paz no Sudão e a criação dum clima livre para o referendo sobre a possível independência do Sul, onde está localizado o Darfur.

Darfur e o Sudão em geral, vivem este ano uma etapa decisiva. Após as eleições do mês de Abril que reconduziram o actual Presidente da República, Omar al-Basir, o Sudão prepara-se para a realização dum referendo no Sul do país, em Janeiro de 2011.

O acordo de paz selado em 2005, que pôs fim a uma guerra civil que durou 22 anos e vitimou mais de 2 milhões de pessoas, previa um referendo. Porém, o aumento da tensão na região, com conflitos tribais que causaram centenas de mortes, tem levado a comunidade internacional a temer a existência de fraudes e mesmo o eclodir de uma nova guerra civil.


A campanha porDarfur em Portugal é dinamizada, desde 2007, por uma plataforma constituída pela Amnistia Internacional Portugal, Associação Mãos Unidas Padre Damião, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Fundação Gonçalo da Silveira, Missionários Combonianos e a Rede Fé e Justiça África-Europa.


Para mais informações:

WS/D&E – Rui Carvalho - 912307706

Sem comentários:

Enviar um comentário