quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fome aumenta e não apenas nos países em desenvolvimento


Segundo a FAO, em 2009 as pessoas desnutridas superarão 1 bilhãoROMA, terça-feira, 23 de Junho de 2009 (ZENIT.org).- A fome aumenta e não apenas nos países em desenvolvimento, ainda que a África seja o lugar onde está mais difundida e é mais avassaladora. Em 2009, informa a FAO, as pessoas desnutridas superarão 1 bilhão.
O dado vem de novas estimativas difundidas nesse final de semana por Jacques Diouf, diretor geral da FAO, agência da ONU para a alimentação e a agricultura. São 100 milhões de pessoas a mais que as calculadas no último informe da FAO.
Trata-se do maior crescimento registrado com base anual de pessoas que vivem em patamares de desnutrição.
A crise financeira e a crise alimentar iniciada em 2006 estão entre os fatores que motivaram a inversão de uma tendência que tinha visto diminuir a taxa de desnutrição entre 1969 e 2004.
Entre os dados mais significativos, está que nenhuma parte do mundo é imune ao aumento da insegurança alimentar. De fato, o aumento mais significativo, de 15,4%, verifica-se nos países desenvolvidos, enquanto na África subsaariana foi de 11,8% e na América Latina, de 12,8%.
Dos dados emerge um quadro bastante desolador, que se verifica treze anos depois da reunião mundial sobre a alimentação realizada em Roma, em 1996, em que todos os governos do mundo tinham assumido o compromisso de reduzir em 2015 abaixo dos 500 milhões a cifra de pessoas que passam fome.Apesar disso, segundo Diouf, não se pode desistir. É preciso multiplicar os esforços para que o problema da fome no mundo converta-se em uma prioridade das agências internacionais.
A questão é sobretudo política. O aumento da fome no mundo não é consequência de colheitas pouco satisfatórias, mas da crise financeira e económica mundial que reduziu os lucros, aumentou o desemprego e reduziu ulteriormente as possibilidades de acesso dos pobres aos alimentos.
Diouf enfatizou que o problema da fome no mundo hoje não tem a ver com a falta de meios, tecnologias ou programas. “Os líderes mundiais –disse– deveriam pôr a luta contra a fome em primeiro lugar na agenda internacional, para pôr em marcha programas que permitam assegurar o direito fundamental, o da alimentação, a toda população mundial, que superará os 9 biliões em 2050”. O diretor da FAO afirmou que a crise alimentar é um sério risco para a paz e a segurança. “Temos urgente necessidade de criar um grande consenso a respeito da total e rápida erradicação da fome no mundo e de empreender as ações necessárias para alcançar isso. A atual situação de insegurança alimentar no mundo não nos pode deixar indiferentes”.(Nieves San Martín)

Sem comentários:

Enviar um comentário