quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bispos dos países do G8 fazem apelo em favor dos pobres


WASHINGTON, quinta-feira, 25 de Junho de 2009 (ZENIT.org).- Os presidentes das Conferências Episcopais do grupo dos oito países mais ricos do mundo, conhecido como G8, enviaram uma mensagem conjunta aos líderes de suas respectivas nações pedindo-lhes que ajudem os mais afetados pela pobreza e a mudança climática.
A carta, datada de 22 de Junho, enviou-se aos chefes de Estado do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Federação Russa, Reino Unido e Estados Unidos. Nela, os bispos sublinham as palavras de Bento XVI em favor dos países em desenvolvimento.
“Ironicamente, os países pobres são os que menos contribuíram para a crise económica que o mundo vive –afirmam–, mas suas vidas e estilos de vida vão sofrer a maior devastação porque se debatem nas margens da pobreza extrema”.
Os prelados pedem a suas nações que assumam sua responsabilidade e “promovam o diálogo com outras economias poderosas para ajudar a prevenir outras crises económicas”.
A carta sublinha a importância da “manutenção da paz, para que os conflitos armados não sigam subtraindo dos países os recursos de que necessitam para seu desenvolvimento”.
Os bispos mostram uma particular preocupação no problema da mudança climática, que constitui um risco maior para os países e os povos mais pobres.
“Proteger os pobres e o planeta não são assuntos contrapostos, são prioridades morais para todos os habitantes deste mundo”, acrescentam.
A carta expressa a confiança em que a reunião do G8 “seja uma luz de esperança para nosso mundo”.
“Perguntando-se em primeiro lugar como uma política determinada afetará os mais pobres e vulneráveis, pode-se ajudar a assegurar que se buscará o bem comum para todos. Como qualquer família humana, seremos tão sadios como o forem os membros mais frágeis.”
A reunião do G8 acontece entre 8 e 10 de Julho em L'Aquila, Itália. Como é cada vez mais habitual, celebrou-se um encontro religioso paralelo ao do G8, na semana passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário