segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alterações Climáticas ameaçam Saúde Pública


Filipa Alves (22-06-09) http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=5687&bl=1
O aquecimento global é responsável pela expansão das áreas de ocorrência de doenças tropicais, como é o caso do vírus do Nilo Ocidental, que ameaça agora os países ocidentais de clima temperado.
Cerca de 100 investigadores reuniram-se em Riems no mês passado numa conferência sobre os desafios criados pelas alterações climáticas e pela globalização, concordando que a transmissão de doenças já não acontece somente através do transporte pelo ar ou água. Com efeito, a aceleração das alterações climáticas tem criado condições para os vectores, na sua maioria mosquitos, se estabeleçam em habitats anteriormente inapropriados.
A temperatura média na Europa subiu 6 graus célsius, desde o fim da última idade do Gelo. Segundo Horst Aspoeck, que lidera o departamento de Parasitologia Médica da Universidade de Viena, neste século tememos uma nova subida rápida da temperatura de pelo menos 3 graus célsius”.
Por outro lado, Thomas Mettenleiter investigador do Instituto Federal Alemão de Investigação para a Saúde Animal, refere que “Nos últimos meses foram identificados múltiplos casos de infecções pelo vírus do Nilo Ocidental na Áustria, Hungria e Bulgária”. Nos Estados-Unidos a doença foi responsável pela morte de 124 pessoas em 2007, tendo expandido a sua área de ocorrência de Nova Yorque, onde foi identificada, até à Califórnia. Os virologistas prevêem uma expansão semelhante do mosquito da febre amarela, que pode transmitir doenças como o dengue, a “chikungunya” e a febre amarela.
A temperatura é determinante e por vezes até alterações aparentemente negligenciáveis podem despoletar uma pandemia, como foi o caso da Febre do Vale do Rift na África Oriental. Esta doença mostra como as alterações climáticas ameaçam a saúde pública em países em vias de desenvolvimento. Com efeito, em conjunto com a urbanização descontrolada e a deficiente higiene urbana, as alterações climáticas estão a criar condições para o regresso ou agravamento de doenças que se pensava estarem controladas, afirma com um relatório a University College London (UCL) e a revista médica The Lancet.
Fonte: Inter Press Service

Sem comentários:

Enviar um comentário