sábado, 6 de junho de 2009

As eleições europeias e a responsabilidade dos cristãos no bem-estar social global


A Rede Fé e Justiça África Europa (AEFJN), que representa 30.000 religiosos e religiosas a actuar na Europa e em África, prepararam um guia para as eleições europeias do dia 7 de Junho. Neste guia aparece a visão cristã e missionária da política europeia e interpelações aos candidatos ao Parlamento Europeu em áreas sensíveis aos países africanos como: a ecologia, o comércio, os direitos humanos e a justiça, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, a cooperação e a paz.
O guia começa por apresentar a importância do voto consciente e proactivo nestas eleições. O poder do parlamento europeu aumentou consideravelmente. Tem a última palavra na aprovação do orçamento da UE e deve aprovar a maior parte dos actos governativos apresentados pelo Conselho. Este facto manifesta a importância nacional, europeia e global da qualidade e orientação de políticas dos futuros 736 eurodeputados. O guia procura combater o absentismo e incentivar a participação activa nestas eleições.
O guia está preparado de forma prática. Cada capítulo apresenta uma visão da realidade, perguntas aos candidatos e propostas dos missionários. O texto pretende ajudar a ler os manifestos políticos com um sentido crítico e a dar pistas de interpelação aos candidatos.
No capítulo da “salvaguarda da criação”, parte-se da convicção de que as mudanças climáticas têm efeitos diferentes para ricos e pobres. Sem meios científicos e financeiros, o Sul vê a sua segurança alimentar e biodiversidade ameaçadas. Que propostas têm os partidos na área da agricultura, das políticas energéticas e do apoio ao desenvolvimento?
O capítulo “viver com dignidade” apresenta temas como o acesso à água potável e ao saneamento básico, a agricultura sustentável, o comércio e a cooperação, a qualidade dos medicamentos e os Direitos de Propriedade Intelectual. Quais as propostas dos candidatos para assegurar uma vida digna e sustentável para todos na Europa e no mundo?
No capítulo sobre a “promoção da solidariedade”, os missionários propõem que haja uma maior coerência entre as políticas comerciais e as de desenvolvimento. Uma economia ao serviço de todo o ser humano deve ter consequências na implementação da Estratégia Global da Europa e nos Acordos de Parceria Económico entre a UE e as quatros regiões de África. A UE pode ajudar a criar um sistema mais equitativo e sensível aos mais frágeis na Organização Mundial do Comércio. Que propostas concretas têm os candidatos nestas áreas?
O capítulo do “trabalho pela paz” refere a importância da Europa implementar o Código de Conduta Internacional de Exportação de Armas e da publicação anual de um relatório transparente do comércio de armas, incluindo as ligeiras. A AFEJN acredita que os meios pacíficos têm vantagens sobre as opções militares na resolução de conflitos. Qual é posição dos candidatos na resolução de conflitos e do comércio de armas?
Poderá encontrar este guia no blogue: http://www.aefjnportugal.blogspot.com/ ou pedi-lo para aefjnportugal@gmail.com. Porque as decisões tomadas ao nível do Parlamento Europeu terão consequências globais e de modo especial nas populações mais vulneráveis ao livre comércio, participa activamente nestas eleições.
P. José Augusto Duarte Leitão, responsável em Portugal pela AEFJN

Sem comentários:

Enviar um comentário