quarta-feira, 7 de abril de 2010

Paz em risco no Sudão - relatório do Denis Hurley Peace Institute


Cartum (Agência Fides)- Paz em risco no Sudão? É a pergunta do relatório apresentado dia 30 de março pelo Denis Hurley Peace Institute, promovido pela Southern African Catholic Bishops Conference (SACBC), Conferência Episcopal que reúne os Bispos da África do Sul, Botsuana e Suazilândia.

O relatório é uma análise da situação no Sudão, cinco anos depois do acordo de paz global que conclui 22 anos de guerra civil. O artigo foi escrito por John Ashworth, analista político que há muito tempo se ocupa do Sudão. O artigo examina o aumento da violência no sul do Sudão, a marginalização dos líderes do sul no governo de unidade nacional e a persistência da atitude de desconfiança das elites e populações do sul em relação ao poder islâmico do norte. Segundo o relatório, estes fatores podem deturpar o processo de paz, enquanto o país se encaminha para as primeiras eleições gerais previstas para abril e o referendo sobre a autodeterminação do Sul de 2011.

Nem todos os observadores de questões sudaneses são tão pessimistas. Em uma recente entrevista à Fides Dom Leo Boccardi, Núncio Apostólico no Sudão e na Eritréia, expressou uma avaliação mis cautelosa e aberta à esperança de paz.

(Agência Fides 30/3/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário