segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sudão do Sul: Resultados preliminares de referendo confirmam independência


Missionário português diz que as igrejas querem estar presentes na redacção de uma proposta de Constituição
Lisboa, 31 Jan (Ecclesia) – Os resultados preliminares do referendo de autodeterminação realizado entre 9 e 15 deste mês, no sul do Sudão, revelam que uma maioria de 98,83 por cento das pessoas votou pela divisão do maior país africano.
Calcula-se que a população sul-sudanesa seja de 8,3 milhões, segundo dados do censo de 2008, 85% da qual vive na pobreza.
O presidente sudanês, Omar al-Bashir, já se comprometeu a reconhecer a separação do sul do Sudão, colocando ponto final num conflito que se prolongou por décadas, matando quase dois milhões de pessoas.
O missionário português José da Silva Vieira, a residir em Juba, capital do sul do Sudão, revela que “os próximos passos são a proclamação oficial final dos resultados”.
Num comentário publicado no seu blogue «Jirenna» (palavra guji, do sul da Etiópia, que significa vida), o padre comboniano, chefe de redacção da «Rádio Bakhita», diz que “entretanto, os partidos que governam o Norte e o Sul têm que terminar as negociações sobre Abyeai, as fronteiras, a cidadania, e a partilha dos recursos naturais e da dívida externa”.
“Uma comissão técnica formada por políticos, juízes e advogados, já está a elaborar uma proposta de Constituição para o novo país. A sociedade civil e as igrejas também gostariam de fazer parte do processo”, revela o padre José da Silva.
A data prevista para a proclamação da independência é o dia 9 de Julho.
OC
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=84044

Sem comentários:

Enviar um comentário