segunda-feira, 20 de Setembro de 2010

Cimeira da ONU sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio


Dirigentes mundiais reunem-se em Nova Iorque, de 20 a 22 de Setembro,
para promover avanços na luta contra a pobreza


Nao podemos desiludir os milhares de milhões de pessoas que esperam que a comunidade internacional cumpra a promessa da Declaração do Milénio por um mundo melhor”.
- Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

O QUÊ
Quando faltam apenas cinco anos para 2015, o prazo fixado para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a Cimeira – designada oficialmente Reunião Plenária de Alto Nível da Assembleia Geral – reunirá os dirigentes mundiais para avaliar os avanços, identificar os atrasos e assumir o compromisso de lançar um plano de acção concreto para realizar os ODM e os objectivos de desenvolvimento acordados a nível internacional. Também se espera que os responsáveis da sociedade civil, de fundações e de empresas anunciem novas iniciativas destinadas a acelerar os progressos. Além das declarações dos dirigentes mundiais e de mesas-redondas sobre temas cruciais, deverão ter lugar vários eventos paralelos de alto nível, centrados em iniciativas concretas.

PORQUÊ
Há dez anos, na Cimeira do Milénio de Setembro de 2000, a comunidade internacional uniu-se em torno de um esforço de quinze anos para lutar contra a pobreza, a fome e as doenças. Alguns países alcançaram êxitos importantes em matéria de redução da pobreza, da melhoria da escolarização e da saúde das crianças, do alargamento do acesso à água limpa e da luta contra a malária, a tuberculose e a SIDA, mas os progressos foram desiguais e, sem esforços adicionais, é provável que inúmeros países não alcancem vários ODM.

QUEM
Os Chefes de Estado e de Governo, aos quais se juntarão os líderes de grupos de defensores dos direitos dos cidadãos, fundações e sector privado. Serão proferidos discursos de abertura por Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, e pelos Presidentes Ali Abdussalam Treki (da Líbia, Presidente da 64ª. Sessão) e Joseph Deiss (da Suíça, Presidente designado da 65ª. Sessão).

QUANDO
De 20 a 22 de Setembro, imediatamente antes do debate anual de alto nível da Assembleia Geral da ONU.

ONDE
Sede das Nações Unidas em Nova Iorque

Calendário – Alguns relatórios e eventos, de interesse para os meios de comunicação social:
4 de Março – O Presidente da Assembleia Geral inicia as consultas junto dos governos para preparar a Cimeira sobre os ODM. Os Representantes Permanentes da Dinamarca e do Senegal actuarão como facilitadores das deliberações, tendo em vista um plano de acção concreto a adoptar na Cimeira.
16 de Março – O Secretário-Geral apresenta aos governos e aos meios de comunicação social o seu relatório exaustivo sobre a Cimeira, intitulado Keeping the Promise*. O relatório analisa os avanços e os atrasos, as lições aprendidas e as recomendações sobre a adopção de medidas concretas (O Statistical Annex ao relatório do Secretário-Geral estará disponível em Abril).
Abril – Publicação, pelo Banco Mundial, dos World Development Indicators e do Global Monitoring Report, que se centram nos progressos e recomendações de políticas sobre os ODM, em conjugação com as reuniões organizadas pelo Banco Mundial em Washington, DC.
Abril-Junho – Serão publicados cerca de 30 relatórios nacionais sobre os ODM, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em Junho, um relatório de síntese analisará as lições aprendidas.
7-9 de Junho – A conferência internacional Women Deliver incidirá sobre a saúde reprodutiva e materna, o objectivo em relação ao qual se registaram menores avanços (Washington, DC). Na mesma altura, Countdown to 2015 – uma iniciativa em participam a OMS, a UNICEF, o UNFPA, o Banco Mundial e outros – lançará um relatório para acompanhar os progressos no domínio da saúde infantil e materna (ODM 4 e 5).
14-15 de Junho - A Assembleia Geral organizará, durante dois dias, audiências interactivas informais com ONG, a sociedade civil e o sector privado, no quadro dos preparativos para a Cimeira sobre os ODM.
Fim de Junho – O Millennum Development Goals Report 2010* divulgará os progressos mais recentes com base em dados estatísticos fornecidos por mais de 20 organismos da ONU e internacionais, sobre cada Objectivo, a nível internacional e por região.
Além disso, o PNUD preparará uma avaliação internacional do que é necessário para alcançar os ODM, para a Cimeira do G8, e a Campanha do Milénio e o Overseas Development Instituto publicarão uma ficha de avaliação de progressos no domínio dos ODM, por país.
24-25 de Junho – A Cimeira dos Dirigentes do Pacto Mundial (UN Global Compact Leaders Summit) reunirá os executivos de empresas em Nova Iorque, para avaliar como o sector privado pode contribuir para a realização dos ODM.
28 de Junho – 2 de Julho - Os ministros dos governos reunir-se-ão no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) para analisar como avançar no domínio da igualdade de género e do empoderamento das mulheres (Objectivo 3) e avaliar como melhorar a cooperação e a ajuda ao desenvolvimento.
Meados de Setembro – O Report on the MDG Gap Task Force* (Relatório sobre os Atrasos na Realização dos ODM) apresentará os seus dados e recomendações sobre o cumprimento dos compromissos internacionais em matéria de ajuda, comércio, redução da dívida e outros elementos da parceria para o desenvolvimento pedida no oitavo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio. A UNICEF lançará o seu relatório anual Progress for Children, que dará ênfase aos ODM.
17-19 de Setembro – Ampla mobilização da sociedade civil, nomeadamente através da iniciativa “Levanta-te e Actua contra a Pobreza”.
* indica os relatórios oficiais destinados à Reunião Plenária de Alto Nível da Assembleia Geral sobre os ODM.
Para obter uma lista de contactos da equipa de comunicação do sistema da ONU. um calendário minucioso e mais informações, consulte o sítio Web www.un.org/millenniumgoals
Departamento de Informação Pública da ONU:
Martina Donlon, + 1 212 963 6816, donlon@un.org
Pragati Pascale, + 1 212 963 6870, pascale@un.org
Lyndon Haviland, + 1 860 575 7691, haviland@un.org
Para os meios de comunicação social – não é um documento oficial
Publicado pelo Departamento de Informação Pública da ONU a 10/03/2010
http://www.unric.org/pt/actualidade/27911-cimeira-da-onu-sobre-os-objectivos-de-desenvolvimento-do-milenio

Sem comentários:

Enviar um comentário