quarta-feira, 3 de março de 2010

Sudão 365 – Activistas em todo o mundo exigem mudanças


A campanha Sudão 365 foi lançada a 9 de Janeiro de 2010, uma vez que após 365 dias dessa data deverá ser realizado um referendo que determinará o futuro do Sudão. A população do Sul do Sudão irá votar para decidir se deseja continuar a fazer parte de um Sudão unido ou prefere formar um país independente.

O próximo ano trará sérios riscos para os Direitos Humanos, com os continuados abusos aos Direitos civis e políticos e um aumento dos ataques a cidadãos. As eleições de Abril de 2010 e o referendo em Janeiro de 2011 representam preocupantes focos de violência.

Em 2009, mais de 2.500 pessoas foram assassinadas no Sul do Sudão e mais de 350.000 foram desalojadas. No Darfur, na sequência de um conflito que já vitimou centenas de milhares de civis, os ataques contra a população continuam e milhões sofrem diariamente nos campos de refugiados. É necessária uma acção internacional urgente que vise proteger os Direitos Humanos.

A Amnistia Internacional uniu-se à campanha Sudão 365 para coordenar, com diversas organizações, um apelo à comunidade internacional para que esta reforce o seu envolvimento no Sudão. Trabalhando como uma coligação a nossa voz soará mais alto e seremos capazes de alcançar uma maior audiência.

A campanha foi lançada com uma “batida pela paz” (beat for peace) e é liderada por bateristas mundialmente famosos incluindo: Phil Selway, dos Radiohead; Stewart Copeland, dos The Police; Nick Mason, dos Pink Floyd; Jonny Quinn, dos Snow Patrol; Caroline Corr, Richard Jupp, Elbow, Mohammed Mounir; celebridade do Médio Oriente e Mustapha Tettey Addy, que não tocava bateria desde 1970. A batida foi escutada por activistas de todo o mundo, do Mali a Belfast, do Cairo a Washington DC, de Oslo a Nairobi.

A campanha apela a uma acção global coordenada para prevenir novas crises no Sudão. À medida que o ano avançar, apelaremos para que sejam realizadas acções específicas para garantir a protecção dos Direitos Humanos no Sudão. Durante Abril, a iniciativa Sudão 365 coordenará um Dia de Acção Global. Esta iniciativa começará por fazer exigências específicas sobre como deverá ser a acção global coordenada.

Sasha Jesperson
Campanha do Sudão – Amnesty International

Sem comentários:

Enviar um comentário