segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bento XVI convida os cristãos a unirem-se ao Dia de Luta contra a Pobreza


Uma iniciativa à qual se uniu a ONU


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 12 de Outubro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI convidou os crentes a unirem-se ao Dia Mundial da Luta contra a Pobreza, que acontecerá em 17 de Outubro.
Ao final da cerimónia de canonização de cinco novos santos, ontem, o Papa pediu aos católicos para responderem às necessidades dos “mais pobres e menores, os feridos da vida e os marginalizados de nossas sociedades sobretudo por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Pobreza, que acontecerá em alguns dias”.
O Papa, falando em francês, pôs o exemplo de Santa Jeanne Jugan (1792-1879), fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, e de Pe. Damião de Molokai (1840-1889), apóstolo dos leprosos.
Peço-vos que vos comprometais em apoiar, com vossa oração e obras, as pessoas entregues com generosidade na luta contra a lepra e contra as demais formas de lepra devidas à falta de amor, por ignorância e covardia”, afirmou.
O Dia Mundial da Luta contra a Pobreza foi criado por iniciativa do padre Joseph Wresinski (1917-1988), fundador do movimento “ATD Quarto Mundo”, em 17 de Outubro de 1987, quando colocou no átrio do Trocadero, em Paris, uma lápide “pelas vítimas da miséria”.
A iniciativa foi assumida pelas Nações Unidas, em 1992, com o título de Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza.
No átrio da Basílica de São João de Latrão, catedral do Papa, colocou-se uma lápide que reproduz a do Trocadero de Paris: “Os direitos humanos são violados onde há pessoas condenadas a viver na miséria. Unir-se para fazê-los respeitar é um dever sagrado”. Esta frase original foi completada na lápide romana com as palavras de João Paulo II: “Nunca mais discriminações, exclusões, opressões, desprezo dos pobres e dos últimos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário