segunda-feira, 31 de agosto de 2009

III Conferência Mundial sobre o Clima, em Genebra


Representantes de 150 países discutem, em conferência mundial, medidas para se adaptarem às alterações climáticas e reduzirem impacto das mudanças
O presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão, informou ontem que "a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4º Celsius por década, desde 1970)", justificando o interesse em participar na III Conferência Mundial sobre o Clima, em Genebra.
Peritos em ambiente e responsáveis políticos de 150 países participam a partir de hoje no encontro, onde deverá ser criado um quadro global para os serviços de clima que reuna dados de observação e investigação à escala mundial.
O objectivo final é ajudar os governos, através do aperfeiçoamento dos serviços de observação do clima, a adoptar medidas que ajudem os países a adaptar-se da melhor forma às alterações climáticas e a reduzir o impacto destas mudanças, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a entidade organizadora do encontro, que decorre na Suíça entre 31 de Agosto e 4 de Setembro.
Portugal será representado nesta conferência pelo presidente do IM e pelo secretário de Estado do Ambiente.
Adérito Serrão, que presidente também ao Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo, adiantou que "cada vez mais se reconhece que há uma ligação bastante provável entre a elevação das temperaturas e a acção humana", sugerindo a necessidade de serem tomadas medidas que diminuam as emissões de gases.
De acordo com o presidente do IM, esta conferência vem na sequência de outras realizadas nas décadas de 70 e 90 e "ganhou agora importância e actualidade atendendo às manifestas alterações que o clima está a sofrer a nível global".
In: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1348921&seccao=Biosfera

Sem comentários:

Enviar um comentário