sábado, 18 de julho de 2009

ENTREGA DE PRÉMIOS DO DEL-8 MOSTRA ALUNOS EMPENHADOS NOS ODM


É com alegria que faço eco do sucesso do concurso Del-8, que a ONGD Ad Gentes, dos Leigos da Consolata promoveu de Setembro de 2008 a 8 Julho de 2009.
A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no Auditório do Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações, no passado dia 8 de Julho, perante uma plateia de cerca de 140 pessoas, entre alunos, pais, personalidades, convidados, parceiros e patrocinadores deste concurso Del-8, que levou os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio às escolas secundárias de Portugal, de norte a sul, do continente às ilhas da Madeira e dos Açores.
A apresentação da cerimónia esteve a cargo da jornalista Maria João Silveira, da RTP, com a colaboração de várias pessoas amigas dos Leigos Missionários da Consolata, que presentearam os convidados com um fim de tarde de espectáculo, boa disposição, solidariedade e entrega de valiosos prémios aos estudantes do 12ºano, que durante este ano lectivo trabalharam afincadamente para divulgar os ODM nas suas escolas, casas, localidades e comunidades em geral. De salientar, que alguns dos grupos de estudantes, conseguiram inclusivamente recolher fundos e bens para enviar às irmãs da Consolata e à aldeia de Empada, na Guiné-Bissau, que serviu de base ao trabalho dos alunos.
Os melhores trabalhos DEL-8 foram premiados por um júri constituído por personalidades como o Dr. Carlos Zorrinho, Coordenador do Plano Tecnológico; o Dr. Fernando Nobre, presidente e fundador da AMI, o Dr. Constantino Costa, embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, a Dra. Maria João Brilhante, directora do Teatro Nacional D. Maria II, o Padre Norberto Louro, provincial dos Missionários da Consolata, entre vários especialistas universitários, dos mass media, etc.
O prémio para o vencedor da categoria Concretização dos ODM foi para o Colégio Santa Doroteia, Lisboa e foram 6 viagens a um país africano em Agosto 2009, para poderem implementar junto da população infantil o projecto vencedor “um DVD vídeo sobre a igualdade do género – ODM nº3”.
Os vencedores da categoria página Web foram os alunos da Escola Secundária do Entroncamento, que criaram uma página bilingue e com animações multimédia - que pode ser visualizada através do site http://www.del8.com/ - e ganharam computadores portáteis.
Na categoria Artes, os vencedores vieram da Escola Secundária D. Pedro I, Alcobaça e criaram 8 belíssimos marcadores de livro, que foram premiados com máquinas fotográficas de última geração.
Na categoria Vídeo, os vencedores foram alunos do Colégio Santa Doroteia em Lisboa e fizeram um documentário com famílias africanas que vivem nas periferias das grandes cidades, tendo levado para casa, câmaras de filmar como prémios.
Na categoria Produção Escrita, foram premiados os alunos do Colégio Miramar, de Mafra, com um belíssimo texto, o Manifesto Anti-Pobreza, que lhes permitiu ganhar computadores portáteis.
As escolas vencedoras das 5 categorias, receberam ainda 5 projectores para uso em sala de aula, através dos seus directores, que elogiaram o espírito edificador e solidário do Del-8.
As entidades parceiras da Ad Gentes, foram os Missionários(as) da Consolata, o Instituto Português da Juventude, a Fundação Gonçalo da Silveira, a Antena AEFJN Portugal e a Universidade de Manchester.
Na opinião de várias pessoas presentes na cerimónia, o resultado não podia ter sido mais nobre – jovens, criatividade, novas tecnologias, envolvimento com as localidades, trabalhos ao serviço do bem comum - um dos projectos mais bem-sucedidos de divulgação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), já feitos a nível nacional, com trabalhos de 126 escolas secundárias e mais de 1200 alunos a afirmar queremos “apagar a Pobreza com os Objectivos do Milénio”. Delete aos 8 Objectivos do Milénio.
Para mais informações visite www.del8.com onde se encontram todas as informações e os nomes dos vencedores nacionais.

Ricardo Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário