sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


(Sugestão para a celebração da Eucaristia ou momento de oração comunitário)

Admonição no inicio da Eucaristia ou durante a homilia
A Eucaristia é a Mesa da comunhão e da inclusão. Todos são chamados a participar no banquete da Vida que nos é oferecido por Cristo Jesus. No Pai-nosso pedimos que o Senhor nos dê a todos “o pão nosso de cada dia”.
Hoje queremos unir-nos à campanha mundial do “Levanta-te e actua” contra a pobreza e a favor dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Queremos fazer parte dos que não querem ficar indiferentes aos cerca dos 1,2 mil milhões de pessoas (20% da população mundial) que vive muito abaixo do limiar mínimo da pobreza (com menos de um dólar por dia); dos 850 milhões de seres humanos que sofrem de fome e dos 30 mil que morrem de causas directamente relacionadas com a pobreza. São nossos irmãos. Se vibrámos quando se salvaram 33 mineiros que ficaram presos na mina do Chile, como podemos ficar indiferentes aos que morrem diariamente soterrados por causa da fome e das condições indignas em que vivem?

Oração Universal (prece especial para este dia)

Para que neste dia internacional para a erradicação da pobreza os cristãos se empenhem na promoção de um mundo mais justo e digno para todos e promovam uma melhor distribuição da riqueza e o combate de todas as causas da pobreza e da fome. Oremos ao Senhor.

Gesto de compromisso antes da bênção e envio
(Posição: sentados)

Porque não pretendemos ficar indiferentes à sorte de 20% dos nossos irmãos que vivem abaixo do limiar da pobreza no mundo, queremos levantar-nos e actuarmos contra a pobreza e fome. (todos se levantam)

Todos cantam:

Cristo quer a tua ajuda para amar (bis)
Não te importes da raça nem da cor da pele
Ama a todos como irmãos e faz a paz. (bis)


Nota: Se realizares alguma acção no contexto desta campanha de sensibilização, informa-nos: local, hora, dinâmica seguida e número de participantes. Caso queiras registar a tua acção directamente, vai http://pobrezazero.heylife.com/?p=382

Sem comentários:

Enviar um comentário