segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sudão: cristãos dispostos a assumir sua nova situação no norte e no sul


Perante o próximo referendo de Janeiro
JUBA, segunda-feira, 26 de Outubro de 2010 (ZENIT.org) – Abriu-se no Sudão o processo cívico educativo que culminará em uma consulta decisiva para o povo sudanês. Os prognósticos dizem que, em 9 de Janeiro de 2011, surgirá um novo país na África: o Sudão do Sul. A Igreja trabalha com outros grupos confessionais cristãos e com autoridades internacionais para chegar a um processo de transição limpo e pacífico.
Com sentido de responsabilidade pelo futuro, grupos de missionários e líderes católicos colaboram no plano eclesial para preparar o processo de tomada de decisões. Líderes cristãos de diferentes confissões pediram a mediação da ONU para que o referendo de 9 de Janeiro seja limpo.
Em Juba, capital da região semi-autónoma do Sudão do Sul, uma iniciativa intercongregacional, algo muito comum na África, integrada por 24 religiosas e religiosos de quinze nacionalidades, trabalha em quatro dioceses do Sudão meridional: Yambio, Malakal, Wau e Juba, capital.
Este trabalho silencioso e constante da Igreja Católica orienta-se para preparar uma transição pacífica para a independência da região meridional, predominantemente cristã.
Foi um longo processo de décadas de guerra e conflitos, que culminou no acordo de 9 de Janeiro de 2005, pelo que o Norte predominantemente muçulmano e as autoridades de Cartum, em sua maioria árabes, em um país habitado maioritariamente pela população negra, cederam e firmaram um pacto.
Funcionários da ONU garantem que haverá representantes em cada condado do Sudão do Sul com a finalidade dar continuidade ao referendo eleitoral sobre a independência.
Tentativa de assassinato
Enquanto isso, todos se perguntam quem tentou matar no dia 10 de Outubro o cardeal Gabriel Zubeir Wako, arcebispo de Cartum.
Durante a celebração da eucaristia, e diante de cerca de 10 mil fiéis, um homem tentou apunhalar o cardeal, mas foi detido pelas pessoas.
Segundo informa Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o atentado ao purpurado estaria ligado a uma campanha de intimidação de grupos extremistas islâmicos contrários à separação da região do Sul.
Há 30 anos, havia apenas um sacerdote em Cartum. Agora passam de cem, com cerca de trinta paróquias e cem centros, onde é celebrada a Eucaristia. Dos 18 milhões de habitantes da arquidiocese, mais de 900 mil são católicos.
A Igreja local dirige o projeto “Salvar os que podem ser salvos”, com 65 escolas, mais de 33 mil alunos e em torno de mil professores. Sua finalidade é oferecer uma educação adequada para crianças refugiadas em Cartum e procedentes do sul do país.
A Igreja Católica se fortalece também no norte, num contexto difícil, predominantemente muçulmano e governado por autoridades desta religião. Tanto no norte como no sul, os missionários católicos trabalham por um processo limpo, transparente e de tomada de responsabilidades por parte da cidadania.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Santa Sé: desenvolvimento sustentável, sem malária, no futuro da África


Intervenção do observador permanente do Vaticano na ONU
NOVA YORK, terça-feira, 19 de Outubro de 2010 (ZENIT.org) - Erradicação da pobreza, situar os países no caminho do crescimento e desenvolvimento sustentável, acabar com a marginalização do continente no processo de globalização e lutar contra a malária: estes são objetivos indicados para a África pelo observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, Dom Francis Chullikatt.
O prelado interveio na sexta-feira passada em Nova York e destacou que "enfrentar as necessidades especiais da África requer a associação de todos os segmentos da sociedade", uma associação que "ajude a promover uma maior solidariedade e ao mesmo tempo um desenvolvimento mais sustentável no continente".
Neste sentido, destacou que o recente declínio na economia global lançou novos desafios para a África, já que "os investimentos diretos estrangeiros na região diminuíram 36% desde 2008".
O prelado também referiu-se à Nova Associação Económica para o Desenvolvimento da África (NEPAD), um programa da União Africana instituído em 2001, que conta com o apoio coordenado das Nações Unidas.
O arcebispo concordou com a posição de NEPAD, para quem "a saúde e o bem-estar do povo africano ajudarão a conseguir a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável na África".
Luta contra a malária
A delegação da Santa Sé expressou uma particular gratidão pelo relatório sobre a malária, que descreveu os notáveis progressos alcançados na luta contra esta enfermidade na última década.
O arcebispo recordou a "recente iniciativa da African Leaders Malaria Alliance (ALMA), por meio da qual os chefes de Estado e de Governo africanos se reuniram para promover a garantia universal das intervenções para o controle da malária.
Concretamente, o prelado pediu assistência para mulheres grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas.
Os efeitos mais devastadores da enfermidade são, de fato, os que afetam as crianças mais novas, de cinco anos: muitos dos que sobrevivem a casos graves da malária podem sofrer danos cerebrais ou ter dificuldades de aprendizagem.
"Os doentes devem ter acesso a um tratamento adequado e os indivíduos devem poder fazer exames e receber remédios acessíveis, seguros e, quando for necessário, gratuitos", afirmou Dom Chullikatt.
O observador permanente recordou que 90% das milhares de pessoas que morrem anualmente pela malária estão na África. Os países mais afetados são a República Democrática do Congo, Etiópia, Quénia, Nigéria e Tanzânia.
O prelado concluiu sua intervenção expressando o apreço da Santa Sé por muitos agentes do sistema de saúde, católicos e não católicos, que trabalham incansavelmente para assistir os que sofrem na África.
Na luta contra a malária, de fato, "não apenas proporcionam os recursos e capacidade técnica para assistir os doentes, mas que também trabalham para promover um maior desenvolvimento na África", destacou.
Ele constatou que "com instrução, infra-estrutura e programas de assistência sanitária, frequentemente nas comunidades mais pobres e vulneráveis, estas organizações são fundamentais para o desenvolvimento da África a longo prazo".

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


(Sugestão para a celebração da Eucaristia ou momento de oração comunitário)

Admonição no inicio da Eucaristia ou durante a homilia
A Eucaristia é a Mesa da comunhão e da inclusão. Todos são chamados a participar no banquete da Vida que nos é oferecido por Cristo Jesus. No Pai-nosso pedimos que o Senhor nos dê a todos “o pão nosso de cada dia”.
Hoje queremos unir-nos à campanha mundial do “Levanta-te e actua” contra a pobreza e a favor dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Queremos fazer parte dos que não querem ficar indiferentes aos cerca dos 1,2 mil milhões de pessoas (20% da população mundial) que vive muito abaixo do limiar mínimo da pobreza (com menos de um dólar por dia); dos 850 milhões de seres humanos que sofrem de fome e dos 30 mil que morrem de causas directamente relacionadas com a pobreza. São nossos irmãos. Se vibrámos quando se salvaram 33 mineiros que ficaram presos na mina do Chile, como podemos ficar indiferentes aos que morrem diariamente soterrados por causa da fome e das condições indignas em que vivem?

Oração Universal (prece especial para este dia)

Para que neste dia internacional para a erradicação da pobreza os cristãos se empenhem na promoção de um mundo mais justo e digno para todos e promovam uma melhor distribuição da riqueza e o combate de todas as causas da pobreza e da fome. Oremos ao Senhor.

Gesto de compromisso antes da bênção e envio
(Posição: sentados)

Porque não pretendemos ficar indiferentes à sorte de 20% dos nossos irmãos que vivem abaixo do limiar da pobreza no mundo, queremos levantar-nos e actuarmos contra a pobreza e fome. (todos se levantam)

Todos cantam:

Cristo quer a tua ajuda para amar (bis)
Não te importes da raça nem da cor da pele
Ama a todos como irmãos e faz a paz. (bis)


Nota: Se realizares alguma acção no contexto desta campanha de sensibilização, informa-nos: local, hora, dinâmica seguida e número de participantes. Caso queiras registar a tua acção directamente, vai http://pobrezazero.heylife.com/?p=382

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

17 Outubro - Campanha Pobreza Zero - Levanta-te Portugal


Mais de um bilião de pessoas estão desnutridas, segundo os mais recentes dados. Os níveis de fome global revelam uma situação considerada extremamente alarmante.
O Índice Global da Fome 2010 demonstra que a desnutrição das crianças representa a maior fatia da população mundial afectada pela fome, com particular incidência nos países da África Sub-Sariana e do Sul da Ásia.

Os responsáveis pela elaboração do relatório, do International Food Policy Research Institute (IFPRI), consideram urgente a tomada de medidas para combater a desnutrição infantil para inverter a tendência crescente para a fome global.

Os níveis de fome calculados revelam uma situação inaceitável e desde 2006 houve um acréscimo galopante nos números de crianças mal nutridas, numa situação onde os muitos dos efeitos negativos serão irreversíveis.

O caso mais extremo é a República Democrática do Congo onde houve uma aumento de mais de 65% no índice.

Este recente incremento do Índice é justificado essencialmente pelo aumento global do preço da alimentação e a recessão económica global.

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=25191&bl=1

17 Outubro - Campanha Pobreza Zero - Levanta-te Portugal

Depois de no Ano passado termos batido mais um recorde mundial e termos dado um exemplo ao mundo de mobilização massiva, com 10 por cento das acções do Levanta-te de todo o Mundo..
Este ano queremos mais...
Mais mobilização, mais acção, mais eventos, mais imaginação..
e Tu és expert nesse campo, porque no ano passado foste uma referência muito importante na liderança deste movimento na tua comunidade.

É com as pequenas grandes vontades que mudamos os paradigmas da sociedade. Somos maiores porque somos mais!
Aparece, Divulga, Faz o teu papel de cúmplice nesta luta que nos junta por um mundo melhor.

Este é o “Mundo que Queremos”?

Apelamos nacionalmente para uma mobilização contra a pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, em todo o território nacional, entre os dias 15 e 17 de Outubro, queremos o máximo de acções e o maior número de gente envolvida para que nos façamos ouvir, celebrando a cidadania activa por um Portugal mais justo e equitativo e exigindo que os governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.
http://www.pobrezazero.org/

Seguem então aqui os links.


Explicação

Levanta-te Portugal – “O MUNDO QUE QUEREMOS”

Registo

REGISTA O TEU EVENTO
e
Manifesto Pobreza Zero

continuação do excelente trabalho!

Qualquer dúvida ou questão, não hesites em contactar-nos para este mail, ou para pobrezazero@oikos.pt

Conto Contigo!

PS: Partilhamos o novo Vídeo do Fama Show da Sic de 10/10/2010
(Com Rita Guerra, Angélico, entre muitos outros)

Artistas de topo das mais diversas áreas desfilam pela Pobreza Zero, provando que esta é uma luta comum a toda a gente e é igualmente uma responsabilidade de toda a gente envolver-se e elevar a cidadania activa como resposta para uma sociedade mais Justa.

http://www.youtube.com/watch?v=sg9qjQQ4eV0

--
Bruno G. M. Neto
Coordenador de Programa
Pobreza Zero - GCAP Portugal
* * * * *
Rua Visconde Moreira de Rey, n.º 37
2790-447 Queijas
Telefone: 00351 218823630
____________________________________

"A Pobreza não é um Cliché, por isso não a combatemos só com palavras"

Join our Cause in FaceBook
www.causes.com/pobrezazero

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Semana de luta contra a pobreza arranca hoje em toda a Europa


A luta contra a pobreza estará nas ruas dos Estados-membros da UE entre hoje e domingo em diversas iniciativas, como animações, marchas e música, promovidas por organizações não governamentais, no âmbito do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social.

Com o objetivo de reforçar o empenho na tomada de medidas sociais, e tendo em vista a erradicação da pobreza, um grupo de organizações não governamentais reuniu-se para produzir e desenvolver durante esta semana – designada Focus Week - atividades em vários distritos do país.
Na próxima quarta feira decorre o evento “24 Horas pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, com iniciativas promovidas por instituições como a Amnistia Internacional, entre as quais o lançamento do livro “A Verdade Desconhecida – Pobreza e Direitos Humanos”, de Irene Khan, ex-secretária geral daquele organismo.
Ainda no dia 06 de outubro, decorrerá em Belém um “jogo contra a pobreza” que contará com a participação de várias figuras públicas, enquanto no Largo de Camões, também em Lisboa, está prevista uma concentração com animação de rua.
No Porto haverá uma marcha na Avenida dos Aliados e um concerto na praça General Humberto Delgado, com atuações de Som da Rua, Tuna Feminina da Escola Superior de Enfermagem, Black Jackers, Orfeão Académico do Porto, Mind da Gap, Expensive Soul, Dr1ve e Bueno.Air.Es.
No mesmo dia tem início o II Fórum Nacional Pessoas em Situação de Pobreza, que decorrerá na Pousada da Juventude da Expo e na Assembleia da República, onde será apresentada, no dia 07, uma declaração final, subordinada ao tema “Para uma estratégia a 10 anos para erradicação da pobreza”.
Outra iniciativa musical, no âmbito da Focus Week, será um “concerto solidário”, na Igreja de São Roque, em Lisboa, cujo objetivo é a recolha de fundos para a aquisição de instrumentos musicais destinados a crianças carenciadas. O valor angariado com a venda dos bilhetes para o concerto reverte inteiramente para esta finalidade
segunda-feira, 4 de Outubro de 2010 07:45: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=472024&page=0
Diário Digital / Lusa

sábado, 2 de outubro de 2010

Vaticano organiza fórum para o desenvolvimento em África


Organizado na cidade de Abidjan
ABIDJAN, terça-feira, 28 de Setembro de 2010 (ZENIT.org) - O Conselho Pontifício para a Cultura, em colaboração com a Congregação para a Evangelização dos Povos, organiza um fórum para promover o desenvolvimento em África, "fazendo da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, o coração de toda consideração e iniciativa".
Segundo um comunicado do dicastério, divulgado pela Rádio Vaticano, o fórum acontecerá em Março de 2011, reunirá diversas organizações eclesiásticas internacionais e não-governamentais e terá como tema "Culturas, identidade dos povos e desenvolvimento em África e na diáspora negra".
Este Fórum pretende também ser um lugar de reflexão permanente para mostrar propostas concretas, permitir um compromisso no âmbito da cultura e da educação e ser um "trampolim" para o desenvolvimento de África.