terça-feira, 25 de maio de 2010

DIA DE ÁFRICA - assina contra a pobreza!


Cada ano o dia 25 de Maio é o dia de África. Esta data marca o aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana que durante quase quatro décadas foi a voz de África na cena internacional e no continente africano um advogado para o progresso e a paz.

A Campanha do Milénio das Nações Unidas lança em Portugal uma petição electrónica ( http://www.unitedagainstpoverty.org/422 ) dirigida a José Sócrates e aos restantes líderes da UE, pedindo-lhe que cumpra a promessa de acabar com a pobreza extrema e de atingir os Objectivos do Milénio até 2015. Esta iniciativa conta também com a participação de organizações não governamentais em vários países europeus.

A petição europeia “Unidos Contra a Pobreza” quer influenciar a agenda do Conselho Europeu da UE, que ocorrerá a 18 de Junho em Madrid – e no qual se definirá a posição da UE na decisiva cimeira das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), agendada entre 20 e 22 de Setembro para Nova Iorque.

Os ODM, acordados por todos os líderes políticos há 10 anos nas Nações Unidas, estão em risco de não serem atingidos até ao ano limite, 2015. Cerca de dois mil milhões de pessoas ainda vivem com menos de dois dólares por dia e a fome global atingiu níveis recorde (calcula-se que existam 1,02 mil milhões de pessoas subnutridas).

Para a Campanha do Milénio das Nações Unidas, esta situação é inaceitável, dado que o que está em causa é falta de vontade política, não falta de recursos: em 2008, os governos injectaram nos bancos 18 triliões de dólares para enfrentar a crise financeira – nove vezes mais do que destinaram à ajuda aos países pobres durante 50 anos.

Estabeleceu-se no ano 2000 que bastaria, até 2015, 0,7% do Rendimento Nacional Bruto dos países desenvolvidos para Ajuda Pública ao Desenvolvimento dos países pobres. Prevê-se que apenas nove países da UE cumpram ou excedam o mínimo de 0,51% para 2010: de acordo com os últimos valores da OCDE, a Áustria (0,37%), a Alemanha (0,40%), a Grécia (0,21%), a França (0,46%), a Itália (0,20%) e Portugal (0,34%) não atingirão este nível.

A Campanha do Milénio das Nações Unidas exige aos países da UE: mais e melhor Ajuda Pública ao Desenvolvimento; políticas agrícolas e comerciais mais favoráveis aos países pobres – e apela a todas as cidadãs e cidadãos europeus para que juntem a sua voz, assinando a petição electrónica em http://www.unitedagainstpoverty.org/422 ou nos sítios web dos parceiros aderentes.

Dossier informativo (PDF) descarregável em: http://www.box.net/shared/dozn2j6oqt

As ONG interessadas em participar devem contactar:
Vítor Simões / Objectivo 2015
vitor@objectivo2015.org .

Sem comentários:

Enviar um comentário